domingo, 14 de fevereiro de 2010

Desporto - Caça






Uma das minhas paixões é a caça, e, não só, o convívio também.
A caça ao javali é um pouco diferente das outras, porque o próprio animal é bem diferente e especial.
O javali é o porco-bravo, considerado como o antepassado do porco doméstico. É um animal vigoroso, cuja cabeça em forma de pirâmide termina, nos machos velhos, por um focinho fortemente armado pelos caninos inferiores muito desenvolvidos (defesas). Esses animais, segundo as estações, vivem em varas ou acasalados. As fêmeas têm ninhadas de dez a catorze filhos, que defendem com coragem e ferocidade. Na ocasião do cio (Novembro-Dezembro), os machos travam furiosos combates, e os que são repelidos e vivem, por isso afastados dos seus congéneres, são muito perigosos.Vivendo nos matos e incultos, nas grandes florestas, os javalis passam o dia em pequenos covis lamacentos e quase não saem senão de noite, para procurar a alimentação (raízes, tubérculos); devastam muitas vezes a produção agrícola. Caça-se o javali a tiro, em batidas com grandes matilhas de cães. A carne do javali novo é muito saborosa; mas, à medida que o animal envelhece, torna-se cada vez mais dura e adquire um gosto característico. No javali velho só a cabeça é um acepipe apreciado.
O que veio comigo é um bichinho bem novo. Espero por isso que seja bem saboroso.

2 comentários:

mlu disse...

Quando vi a fila de javalis mortos até me assustei! De repente, reconheço um caçador! Grande caçada, hem! E eu que pensava que era proibido matar javalis...
Assadinho, até deve ser bom.
Gostei do "historial" do bicho. Há sempre pormenores que não sabemos.

Um abraço e bom apetite!

maria mar disse...

Onde foi isto? Podem-se caçar assim tantos??? Taditos dos bichos!...Inda por cima os despem, com este frio!!! Gostei dessa explicação sobre o ciclo de vida dessa bicharada.
Ah! a proposito e "javalias"? Despidas ou de mini saia, nao havia? Dessas que acasalam fora d'epoca!
LOL