domingo, 7 de março de 2010

ANOS 60 - 2000




Esta manhã ainda deitado a relaxar, ligo a televisão e interesso-me pelo programa sobre "bullying": A certa altura um comentarista conta que há uns tempos alguém fez a pergunta: "Qual a diferença entre os anos 60 e o 2000"?
Responderam: um dia nos anos 60 um aluno está com o pai e o professor e os dois interrogam-no sobre umas notas não muito famosas, obrigando-o a pensar que tem de se preocupar mais em estudar pois o pai e o professor não aceitam tais notas.
Sobre o ano 2000 -. O mesmo aspecto: pai, filho e professor, notas fracas -. Aqui o pai pergunta ao professor: qual é a razão? - e o filho sorri.
Que devemos pensar?
Quem precisa de ser chamado à atenção? O aluno ou o professor?
Vamos pensar profundamente nisto. - As crianças são aquilo que lhe ensinamos e incutimos.
Todo o pouco tempo disponível que os pais têm, deverá ser entregue à família, para desta forma compensarem a sua grande ausência.
Temos que pedir responsabilidades aos professores, mas em primeiro plano estarão sempre os pais.
Como poderemos pedir responsabilidades aos professores, se os pais não colaboram e os seus meninos fazem só o que lhes bem apetece e só praticam distúrbios, sem que possam ser repreendidos!
Será muito difícil modificar toda esta situação, mas teremos que lutar por isso.
Antigamente ia-se para um lar por volta dos 70, 80 anos. Hoje as crianças vão para a creche "lar", entre os 4, 5 meses. Não podem, quando juntos compensá-los, com o que não podem dar 24 horas por dia. A vida hoje é assim-. Todos compreendemos os trabalhos dos pais, mas não vamos deixar de exigir aquilo que devem fazer -. O respeito pelos outros. Se desde crianças houver respeito e responsabilidade, a vida será outra.
Juntos vamos ajudar as crianças -. Elas são quem mais precisa.

2 comentários:

mlu disse...

Apoiado!!! É claro como água e só não entende quem não quer! Sabe, dá trabalho fazer uma criança responsável, conscientemente, e muitos (felizmente não todos) não estão para isso.

Um abraço.

maria mar disse...

Diz-se que é dificil, hoje em dia, ser pai ou mãe, pelas exígências e falta de tempo. Claro que é sempre mais fácil contornar os problemas em vez de se resolverem. Educar dá trabalho, entao é mais facil comprar os afectos com prendinhas constantes e culpabilizar a escola e a sociedade dos falhanços dos filhos.
abraço