sábado, 5 de dezembro de 2009

Estamos no Natal





Esta época comemora o início do Cristianismo, o aniversário Jesus Cristo celebrado por uma festa especial.
A data vinte e cinco de Dezembro foi fixada no século VI e foi então permitido aos padres celebrar três missas:- A missa da meia-noite, a missa da aurora e a missa do dia.
Dentre os episódios da festa religiosa, três persistem ainda: a missa do galo, a árvore de Natal agradável e distracção infantil, e a ceia da consoada, ou festa de família.
E isto não era suficiente? Para quê o Natal de agora? Voltamos sessenta anos atrás:- Como éramos felizes!

2 comentários:

afigaro disse...

Pois!pois!...o problema é do consumismo apelativo e generalizado. Era muito bom o levantar frio às três e quatro da manhã na noite de Natal, para ver se o "abafo" novo tinha chegado. Quando se tratava de 1 par de meias, uma camisola, ou um sobretudo de fazenda, criava-se uma festa. Lá ia um bailarote ainda morno...e às vezes um café da púcara. Bons tempos!

maria mar disse...

Dantes gostava do Natal, agora...só de pensar que tenho que comprar as prendas, ando num stresssssssss, só me apetece dar pontapés em tudo. É que ninguem precisa de nada, e aí...ainda é mais complicado.
Saudades dos tempos do sapatinho na chaminé, do colinho para ir espreitá-lo de manhã...e aos brinquedos que eu achava lindos (mas que comparados com os de hoje...), da roupinha para estrear no dia de Natal (e só vestir ao domingo)LOL. Das filhoses e coscoroes da avó, da lareira onde se passava grande parte da noite a fritá-los...
Agora??? nem há comparação possível! muito mais materialista e menos tudo o resto.