terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o Mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano.Com a criação deste dia, os estados-membros das nações Unidas,reconhecem às crianças,independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Mas só a 20 de Novembro de 1959, estes direitos passaram para o papel com a aprovação de "Declaração dos Direitos da Criança".Mesmo assim nem sempre são cumpridos.Trinta anos depois, 1989 a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança",conjunto de leis para protecção dos mais pequenitos.
Apesar de pequenitos, ingénuos, sem defesa própria, hoje é o dia grande para todos reflectirmos e pensarmos com profundidade:
Como será o futuro das nossas crianças? Que devemos fazer para que elas não sofram com todos os erros, e, são muitos, que nós estamos a cometer.
Um grito bem forte e digamos:
- Força, vamos lutar por um mundo melhor, principalmente para elas.
Para todas as crianças do Mundo um beijinho.

1 comentário:

mlu disse...

Belíssimo vídeo que nos mostra os grandes contrastes que este mundo insensível criou, nas condições de vida das crianças!
É para mudar isto que temos de lutar com todas as nossas forças.
Não há nada mais triste que uns olhos tristes de criança e nada mais alegre que um sorriso feliz na sua cara.

Abraço.